The project
Services
Project events

INTRODUÇÃO


O crescimento da dependência na importação de diesel e o aumento da geração de resíduos orgânicos são problemas para a UE e América Latina. O projeto DIBANET (Development of Integrated Biomass Approaches Network) tem como objetivo buscar solução para esses problemas, ajudando a eliminar a importação de diesel através do desenvolvimento de tecnologias modernas para produção de combustíveis sustentáveis miscíveis em diesel (DMB) a partir de resíduos da Europa e da América Latina. O projeto de pesquisa tem duração de 42 meses, um orçamento de € 3,73 milhões, e é coordenado pela Universidade de Limerick, na Irlanda. Baseia-se no esforço complementar de pesquisadores europeus e latino-americanos e indústrias para avançar neste campo. Esta rede global de especialistas e pesquisadores inclui parceiros da Europa (Dinamarca, Grécia, Hungria, Irlanda e Reino Unido) e da América Latina (Brasil, Argentina e Chile). Este aumento de cooperação assegurará que todo o processo, desde a matéria-prima até o processamento de resíduos, seja desenvolvido para atingir máxima eficiência. O DIBANET abrirá o caminho para a produção sustentável em larga escala de biocombustíveis até 2020, diminuindo o impacto do uso da terra e resolvendo o problema dos níveis crescentes de resíduos orgânicos.

O DIBANET aperfeiçoará o estado da arte para o biorrefinamento e pirólise de biomassa para a geração sustentável de biocombustíveis de segunda geração a partir de resíduos que podem ser misturados ao diesel fóssil e usados em motores diesel convencionais, de acordo com os padrões atuais da indústria.

Os biocombustíveis tradicionais de primeira geração podem ser produzidos a partir de culturas tais como milho e trigo, gerando questões de competição entre alimentos e combustível. O DIBANET permitirá a produção de biocombustíveis de segunda geração a partir de resíduos de biomassa que não competem com alimentos. Ao focalizar no uso dos resíduos como matéria-prima para a produção de biocombustível, o DIBANET também fornecerá alternativas sustentáveis e econômicas para aterros sanitários e incineração de lixo, os quais são ineficientes e produzem emissões de gases de efeito estufa.

O biochar, carvão resultante da pirólise de resíduos, será avaliado como recuperador de nutrientes do solo para o aumento da produção de biomassa e sequestro de carbono. Isto oferece um potencial fascinante para um biocombustível carbono-negativo.

O DIBANET também promoverá fortes vínculos entre as regiões, os quais serão ainda mais aprimorados com o estabelecimento de bolsas de estudos para alunos latino-americanos; dois grandes eventos para atrair investidores interessados; e uma escola de férias para troca de conhecimentos.

O DIBANET garante que os produtos da pesquisa são inteiramente utilizados para o máximo benefício de ambas as regiões, levando a um forte relacionamento futuro de comércio e pesquisa.